O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Sanasa e parceiros. A apresentação do dia 26 conta com a participação da Fundação Petrobras de Seguridade Social – Petros.
O conceito do projeto, segundo Henrique Lian, diretor administrativo da OSMC, “foi desenvolvido por iniciativa do presidente da Sanasa (empresa que não é a financiadora, mas a captadora de recursos para sua execução) e tem como proposta apresentar concertos abertos com repertório atraente e informativo apresentados numa estrutura técnica ideal”.
Para o presidente da Sanasa, Luiz Augusto Castrillon de Aquino, “a iniciativa visa proporcionar o contato da população mais carente com a Orquestra Sinfônica da cidade”.
O primeiro concerto da série será no Teatro de Arena, “um marco da cidade”, destaca Lian. A população de várias regiões da cidade, inclusive de locais mais distantes, será contemplada com o projeto.
O concerto de sábado, dia 26, com regência do maestro Carlos Fiorini, traz no repertório obras de Bernstein (Abertura Candide), Tchaikovsky (Valsa das Flores), Brahms (Dança Húngara n° 1), Dvorak (Dança Eslava), Strauss Jr. (Vida de Artista), Bizet (Suíte Carmen n° 2) e Carlos Gomes (protofonia da ópera O Guarani).