REGULAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS FORAM OS TEMAS DESSA QUARTA-FEIRA, NA ASSEMAE

Ampliar

O papel da regulação para a universalização do saneamento foi o tema do painel apresentado na manhã dessa quarta-feira (08/05), durante o 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. Durante o debate, coordenado pelo gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa, Alessandro Siqueira Tetzner, foram abordados diversos pontos, entre eles os princípios básicos da regulação, que são qualidade dos serviços, continuidade da prestação, universalização e modicidade tarifária.

Ampliar

O representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Carlos Motta Nunes, garantiu que a entidade não irá intervir, mas sim compartilhar informações e transferir conhecimento. “Vamos atuar, por meio de ações, para proporcionar melhorias da governança, implementação de metodologias e processos, planejamento e capacitação de quadros técnicos sobre temas de interesse nacional”, esclareceu.

Ampliar

O vice-presidente Centro-Oeste da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), José Walter Vazquez Filho, apresentou alguns números sobre o saneamento básico no País. Hoje, 104 milhões de brasileiros vivem sem saneamento, enquanto 35 milhões não têm acesso à água potável. Segundo ele, são investidos R$ 22 bilhões ao ano no Brasil para cumprir a meta de universalização em 2033, ao mesmo tempo em que 15 mil pessoas morrem anualmente por doenças causadas pela falta de saneamento básico.

Ampliar

No período da tarde, o diretor Técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, coordenou a mesa-redonda sobre ‘Novas tecnologias e metodologias para o saneamento básico’, que teve a participação do gerente de Operação de Esgoto, Renato Rossetto. A Estação Produtora de Água de Reúso – Capivari 2 foi um dos exemplos de novas tecnologias apresentados. “A EPAR é um modelo a ser seguido por cidades com escassez hídrica e com problemas na qualidade da água, é um modelo para todo o Brasil”, afirmou.

Ampliar

Além da EPAR, foram apresentados mais dois projetos aplicados no setor, como o tratamento de chorume e purificação de água por membranas, um programa de eficiência energética desenvolvido para empresas de saneamento e uma unidade móvel de tratamento de água de baixa turbidez, desenvolvida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa).



P-A - 09/05/2019



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados