Para as crianças, haverá a apresentação de peças de teatro que ensinam a importância de se evitar o desperdício de água. No dia 26, domingo, a Sanasa vai levar 200 crianças de entidades assistenciais de Campinas para assistir ao teatro e ao Festival de Remo.
Desde a última quarta-feira, a Sanasa está promovendo atividades em comemoração ao Dia da Água. No Largo do Rosário, no centro da cidade, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo stand da Sanasa e puderam conferir exposição de fotos, apresentação de vídeo e banners informativos sobre as Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Além disso, quem esteve lá recebeu material educativo com dicas para economizar água.
Tema
O tema do dia Mundial da Água este ano é “Rio Atibaia, 70 anos abastecendo Campinas”. Desde 1936, o rio é o principal responsável pelo abastecimento público na cidade e, atualmente, são produzidos, em média, 300 mil de litros de água por dia, que abastecem 90% do município.
Para garantir que esta importante fonte de água doce continue cumprindo esta missão, a Sanasa e a Prefeitura vêm adotando medidas de preservação e recuperação do rio Atibaia. Podem ser citadas: os investimentos em tratamento do esgoto (hoje o índice é de 37% dos efluentes tratados) e no tratamento de lodo proveniente das Estações de Tratamento de Água 3 e 4, além do programa de controle de perdas de distribuição de água. Além disso, parceiras com entidades da sociedade civil visam a recuperação da mata ciliar que envolve o rio.
Essas ações têm como objetivo também fazer com que o principal manancial da cidade volte a ser um local de lazer nos finais de semana e atração para pescadores e mergulhadores.
Confira a programação do final de semana:
Dia 25/3 – Sábado, das 10h às 13h, na Lagoa do Taquaral
- distribuição de folhetos educativos em parceira com a Metrocamp
- Apresentação de peça de teatro “Os amigos de Julinho e a Economia de Água”
- Apresentação do Coral e da Orquestra de Câmara da Metrocamp.
Dia 25/3, das 9h30 às 13h, na Praça Beira Rio em Sousas
- apresentação de teatro
-1º Festival do Remo. Começa às 10h30.
- Distribuição de copos de água
- Distribuição de material educativo
- Distribuição de imãs de geladeira