PAINEL SENSORIAL DA SANASA VISA ENTENDER COMO A ÁGUA CHEGA À POPULAÇÃO

Ampliar

O Laboratório de Análise e Controle da Água da Sanasa realiza mensalmente um painel sensorial com a participação de quatro pessoas voluntárias selecionadas pela empresa. Nesta ação, os participantes classificam a intensidade do gosto e do odor de amostras coletadas nas estações de tratamento de água e em diferentes pontos da rede de distribuição. Esta ação tem por objetivo saber como a água chega à torneira do consumidor.

Com duração de aproximadamente duas horas, o painel é dividido em duas etapas. Na primeira, os voluntários recebem amostras de água com diferentes padrões de gosto e de odor. Funciona como um treinamento para calibrar a memória olfativa e gustativa do participante. A segunda parte do painel consiste na análise, de fato, da intensidade do odor e do sabor da água tratada e distribuída pela Sanasa. Nesta análise, os participantes classificam as amostras de acordo com uma escala padrão de intensidade, que varia de zero (sem cheiro nem gosto) até 12 (cheiro e gosto fortes).

Ampliar

Segundo o químico Rogério Santamaria, um dos responsáveis pela condução do painel, além de atender à legislação (Portaria de Consolidação nº 5, anexo XX, da Portaria 888/2021), a Sanasa quer entender como o consumidor avalia a água que consome. “São pessoas e percepções diferentes sobre o gosto e o odor, a partir daí obtemos uma amostragem da população”, explica.



P-A - 18/08/2023



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados