O Engenheiro da Sanasa, Cláudio Rubio, esteve em Montevideo, capital do Uruguai, a convite do Banco Mundial, para ministrar a palestra sobre o Programa de Combate e Controle de Perdas de Água cujos índices obtidos são referência até mesmo fora do país. O evento aconteceu entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2001, na OSE – Obras Sanitárias del Estado, que é responsável pela distribuição de água na maior parte do Uruguai.
Durante o encontro, o engenheiro mostrou como foi desenvolvido o trabalho na Sanasa, orientando e auxiliando os funcionários da OSE na implantação de um programa semelhante.
Na ocasião, representantes do Banco Mundial elogiaram a Sanasa e disseram se orgulhar do programa ter iniciado através de recursos financiados pelo BIRD, sendo uma das poucas empresas que não apresentou solução de continuidade nestes 7 anos de programa.
O Programa de Combate e Controle de Perdas de Água foi implantado em 1994 na Sanasa, reduzindo os índices de 37,7% para 26,7%, o que representa uma economia de aproximadamente 75 milhões de metros cúbicos de água neste período, evitando assim o racionamento no abastecimento e postergando novas obras de captação e de tratamento de água. Atualmente a média nacional do índice de perdas na distribuição é de 40%, enquanto que na Europa o índice das empresas modelo está no patamar de 20 a 25%.