SANASA CELEBRA DIA DA ÁRVORE COM PLANTIO DE 14 ÁRVORES NATIVAS

Ampliar

Para celebrar o Dia da Árvore, a Sanasa plantou 14 árvores frutíferas nativas no Parque das Águas na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro. “Muito mais do que um gesto simbólico, o plantio hoje é uma maneira de aproveitar o ambiente natural com vegetação para reflorestamento, trazendo benefícios tanto para a população quanto para o meio ambiente”, destacou o gerente de Meio Ambiente da Sanasa, Ronaldo Furtado.

Ampliar

Além da equipe de Meio Ambiente da Sanasa, participaram desta ação a presidente e a vice-presidente da AABPP (Associação Amigos do Bairro Parque Prado), Heloísa Fabrini e Marlene Simarelli, respectivamente, e José Walter Martinez, professor aposentado do Instituto de Economia da Unicamp e frequentador assíduo do Parque. Marlene ainda levou uma muda de Caliandra, espécie que atrai pássaros, para o plantio. “Para nós da Associação é importante participar desta ação, pois contribui para a integração do Parque, um ambiente natural, com os moradores da região”, ressaltou Heloísa.

Ampliar

Dentre as espécies plantadas, estão: goiaba, acerola, jabuticaba e outras que são próprias da Mata Atlântica e que têm prosperado na região. A escolha do Parque das Águas para celebrar a data, segundo Furtado, é fazer com que o local se torne uma inspiração natural. “A Sanasa adotou recentemente o Parque das Águas e uma das melhorias determinadas pelo presidente Manuelito Magalhães Júnior é proporcionar que o Parque tenha uma inspiração natural, para que as famílias possam desfrutar desta área de lazer”, destacou o gerente da Sanasa.

Ampliar

As árvores nativas desempenham um papel fundamental na preservação da biodiversidade, na melhoria da qualidade do ar e na manutenção do equilíbrio do ecossistema.

Compromisso ambiental da Sanasa

Ampliar

A Sanasa já plantou cerca de 87 mil mudas nos últimos 12 anos e ainda prevê plantar mais 127 mil unidades no município. Deste total, 95 mil estão em processo de plantio e outras 32 mil com previsão de plantio em até dois anos. Esta ação integra as compensações ambientais, que consistem na necessidade do plantio toda vez que ocorre algum tipo de intervenção em área de preservação permanente ou o corte de vegetação nativa para obras de saneamento.

As mudas utilizadas nos plantios da empresa seguem as espécies nativas contidas na Lista de Espécies Indicadas para Restauração Ecológica para Diversas Regiões do Estado de São Paulo – Região Centro do Instituto de Botânica (2017). Dentre as quais estão: sangra d’água, ipê amarelo, ipê rosa, açoita cavalo, urucum, cedro, jequitibá, pau-brasil, pau-viola, pau-jacaré e aroeira.



P-A - 21/09/2023



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados