- Não concessão de reajustes aos contratos vigentes;
- Reestruturação tarifária que significou redução dos subsídios cruzados, criação da tarifa social e diminuição nos preços dos serviços cobrados para redes e ligações de água e esgoto.
Neste processo de gestão, a Diretoria da Sanasa teve como prioridade manter o controle da arrecadação e honrar seus compromissos com os empregados, pagando em dia os salários e os benefícios.
A reestruturação tarifária, implantada pela empresa em julho de 2001, visou a recuperação da capacidade de investimento da empresa que garanta as contrapartidas dos empréstimos de longo prazo, necessários principalmente para as construções das estações de tratamento dos esgotos e consequente despoluição e recuperação dos mananciais abastecedores da região, elevando de 10 para 70% nos próximos 3 anos o índice de esgoto tratado.
A Diretoria Administrativo-financeira e de Relações com Investidores está enviando uma carta aos fornecedores e prestadores de serviços, com o objetivo de informá-los sobre a normalização dos pagamentos.