O processo de seleção, conforme prevêem os critérios do Biosfera e do IBRAE, foi realizado por meio de consultas prévias junto a diversos órgãos governamentais e não-governamentais, acadêmicos e empresarais, associações, entidades, sindicatos, clubes e formadores de opinião, tais como parlamentares, jornalistas, radialistas, promotores, juizes, líderes comunitários, comunidades religiosas, entre outros, que indicaram o nome da Sanasa para esta categoria. Com base nesta enquete prévia, que foi realizada em cada estado, foram selecionadas as instituições ou empresas que mais se destacaram nas áreas de meio ambiente, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável com direcionamento à otimização da qualidade de vida da população. Em cada estado, apenas aqueles com maior número de indicações são escolhidos pelo Biosfera e IBRAE para serem premiados com o diploma.
De acordo com o Biosfera e o IBRAE, a premiação é concedida pelo conjunto de programas, projetos e ações empreendidas pela Sanasa que foram bem sucedidas no propósito de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população.
Os institutos
O Instituto Biosfera é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver ações que unam a conservação da natureza com o desenvolvimento econômico, social e cultural, além de realizar atividades que promovam a difusão da educação ambiental, do ecoturismo e do ecoesporte, de modo a abranger os mais variados segmentos da sociedade brasileira. O trabalho da Biosfera inclui ainda projetos de proteção ambiental para florestas, assessoramento técnico, consultoria, cursos e projetos de ecoturismo.
A entidade também se destaca no planejamento e execução de estudos que visem à melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos, levando em consideração principalmente as áreas de saneamento e educação ambiental.
O Instituto Brasileiro de Estudos Especializados – IBRAE – é uma sociedade civil sem fins lucrativos. As ações do IBRAE compreendem a realização de cursos, projetos, estudos e pesquisas de natureza técnica, administrativa, empresarial, científica e cultural direcionadas a órgãos públicos e privados brasileiros. A entidade também possui intercâmbio com várias universidades, órgãos governamentais e não-governamentais dos Estados Unidos, Canadá e Europa.
Projetos
São vários os projetos mantidos pela Sanasa que tem como foco principal a proteção do meio ambiente. Para a despoluição das três bacias hidrográficas urbanas que cortam a região (Atibaia, Quilombo e Capivari), a implantação do Plano Diretor de Esgoto já colocou em funcionamento três estações de tratamento (ETE’s) e mais duas estão em construção. Com a operação das ETE’s Samambaia, Vó Pureza e Piçarrão, o índice de esgoto tratado em Campinas subiu de 5% para 37% e beneficiou uma população de 286 mil pessoas nas regiões Oeste, Sudeste e Noroeste da cidade. Este ano, está prevista a entrega da ETE Anhumas, que vai aumentar em mais 27% o índice de tratamento.
O lodo que se forma durante o processo de tratamento de água também não é despejado diretamente nos rios. Em uma iniciativa pioneira no país, a Sanasa instalou a mais moderna Estação de Tratamento de Lodo e o resíduo – o lodo seco – é destinado como matéria-prima para a construção civil.
Com enfoque na preservação da água, a Sanasa mantém há 9 anos o Programa de Controle de Perdas, que através da instalação de 100% de micro e macromedidores e o monitoramento e operação de todo o sistema de água, possibilitou uma redução no índice de perda de 37,7% para 26%, gerando uma economia de 100 milhões de metros cúbicos de água neste período.
Ações educativas
A Sanasa também desenvolve ações educativas que visam criar na população a consciência da necessidade de preservação do meio ambiente. O projeto “Minha Escola na Sanasa” é voltado às crianças e adolescentes do ensino médio e fundamental. São atividades que mostram a importância da água e dos demais recursos naturais para a vida no planeta. O programa é desenvolvido por meio de apresentações em sala de aula e visitas monitoradas pelas unidades da Sanasa. Através de material didático, divulga conceitos gerais sobre o recurso natural água, os aspectos relacionados à saúde e à qualidade de vida, e os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto.