A idéia do Memorial Carlos Gomes é se tornar um marco referencial e artístico na Avenida Princesa d’Oeste e faz parte do processo de revitalização da região do Jardim Proença. Lá, a Sanasa está realizando desde abril deste ano obras de drenagem de águas pluviais – que tem como objetivo combater as enchentes históricas na Princesa d’Oeste – e o sistema de esgotamento do São Fernando.
Os monumentos serão implantados em três pontos sob o viaduto Laurão e os espaços destinados a estas obras são dedicados à memória do ilustre personagem da cidade. Eles vão compor o novo cenário da Avenida após a finalização dos trabalhos da Sanasa e a urbanização da região.
Como participar
Os artistas que estiverem interessados em participar deste concurso cultural devem escolher como tema uma das três obras de Carlos Gomes definidas pelo edital e observar as características das obras: não podem ultrapassar 4 metros de altura nem pesar mais do que 2,5 toneladas; deverão ocupar uma área de 1,5m X 1,5m; e, como estarão em área pública e ao ar livre, o projeto deverá ser resistente às ações do tempo. O material e as cores a serem utilizados ficam a critério do artista, desde que esteja adequado ao plano de reurbanização previsto pela Prefeitura para a região e dentro do valor estimado para as despesas de construção dos monumentos, cujo limite é de R$ 60 mil.
Serão três vencedores, sendo um em cada obra alusiva às óperas de Carlos Gomes. Cada um deles receberá um prêmio de R$ 10 mil. Os projetos não classificados serão objetos de uma exposição realizada pela Prefeitura ainda em data a ser definida pelo município.
Para realizar a inscrição, os interessados devem obter a ficha no site www.campinas.sp.gov.br no período de 25 de julho a 11 de agosto. As propostas deverão ser entregues pessoalmente ou pelo correio na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro). Além dos documentos pessoais do candidato, a ficha de inscrição deverá vir acompanhada de um protótipo do monumento em escala reduzida e especificações técnicas, inclusive com o orçamento. Para mais detalhes sobre a inscrição, o edital do concurso está disponível no site: www.sanasa.com.br. O julgamento dos trabalhos será em 12 de setembro e o resultado do concurso sai em 14 de setembro. A inauguração do monumento será em 8 de dezembro, mesma data em que está prevista a entrega das obras de drenagem e esgotamento da Avenida Princesa d’Oeste.
Cronograma do concurso:
Inscrições: de 25/7/2006 a 11/9/2006
Júri de seleção: 12/9/2006
Resultado e premiação: 14/9/2006
Abertura da exposição dos protótipos selecionados: de 1/10/2006 a 1/11/2006
Prazo para a construção do monumento: de 11/9/2006 a 1/12/2006
Inauguração do monumento: 8/12/2006
Saiba mais – As óperas de Carlos Gomes que são tema do concurso:
O Guarani: ópera inspirada no romance “O Guarani”, de José de Alencar, que trata sobre a formação da nacionalidade brasileira. No enredo, índios e brancos se unem numa narrativa de amor, cobiça e coragem;
Lo Schiavo: Com influências abolicionistas, idealiza um país livre da opressão. É considerada uma das obras mais significativas de Carlos Gomes;
Maria Tudor: drama lírico baseado em Vitor Hugo, com temas de amor, vingança e traição.