A Sanasa publica neste sábado, 06 de julho, no Diário Oficial do Município, o reajuste de 9,48% na tarifa de água, a todas as categorias de consumidores. Este índice foi calculado com base na inflação dos últimos 12 meses, segundo o IGP-M da Fundação Getúlio Vargas.
Aqueles que utilizam até 10 m3 de água e possuem a coleta de esgoto, passarão a pagar R$ 15,22 por mês, o que representa um acréscimo de R$ 1,32 na conta d’água. Apesar do reajuste, a categoria residencial continuará sendo contemplada com um subsídio médio de 20%, que beneficia 93,9% das famílias campineiras.
Quanto aos consumidores comerciais e industriais, a administração da Sanasa se compromete a apresentar em breve uma proposta visando readequar o valor das tarifas praticadas à realidade do mercado, sem prejuízo da empresa e dos projetos fundamentais à cidade de Campinas.
Nesses primeiros 18 meses do Governo Democrático e Popular, a administração da Sanasa concentrou seus esforços, principalmente, na recuperação da saúde financeira da empresa, resgatando sua credibilidade perante os fornecedores, o sistema financeiro e a comunidade de Campinas.
O trabalho realizado até o momento teve como objetivo primordial capacitar a empresa para obter e honrar novos financiamentos fundamentais à concretização do Plano de Obras 2002-2004. Este período será marcado pela execução deste audacioso projeto que contempla não só a conservação, melhoria e construção de novas redes de água e esgoto, definidas prioritariamente através do Orçamento Participativo, mas se destaca sobretudo pela meta de elevar o índice de tratamento de esgoto de 5,9% (em 2000) para 70% ao final desta gestão através da construção das ETEs Santa Mônica, Piçarrão, Anhumas, Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio.