A Sanasa adquiriu cinco novas máquinas retroescavadeiras para fazer frente às obras do Orçamento Participativo/2002. As máquinas já estão em operação e ajudarão na construção de 100 mil metros de redes, atendendo 60 bairros onde vivem cerca de 80 mil habitantes.
Com água potável a Sanasa atenderá os bairros/núcleos: Vila Palmeiras, Solar de Campinas, Jd. Sul América, Jd. São Judas Tadeu, Pq. dos Pomares, Chácaras São Rafael, Jd. Marisa (parte), Núcleo Residencial Vila Nilza, Núcleo Residencial Gênesis e Jd. Monte Belo ( a partir de um poço profundo em execução). Ao todo serão executados 25.282 metros de redes de água.
Perfazendo uma extensão de 39.419 metros de redes, a Sanasa coletará e afastará o esgoto dos bairros/núcleos: Jd. Miriam da Costa, Pq. das Camélias, Pq. Jambeiro, Jd. Sta. Letícia, Núcleo Resid. Palmares, Núcleo Resid. Genesis e Núcleo Habitacional.
Também serão executados 3.000 metros de interceptores para esgotamento dos bairros Vila Perseu, Jd. Roseira, Núcleo Resid. Novo Ipaussurama e Núcleo Resid. Palmares de modo a tratar os esgotos coletados para a futura ETE PUCC II. Outros 4.320 metros de interceptores farão o esgotamento dos bairros Jd. do Vovô, Jd. Pacaembu, Jd. Magnólia, tratando os esgotos coletados na futura ETE Piçarrão.
Obras em execução
Outras duas grandes obras de abastecimento de água estão em andamento: as subadutoras Descampado e PUCC/Santa Terezinha. A Subadutora Descampado, que teve início em julho de 2001, atenderá uma população de 10 mil pessoas moradoras dos bairros Jardim São Domingos, Vila Palmeiras, Vila Nilza e Jardim Marisa. A extensão da subadutora e da linha de alimentação será de 6.170 metros e garantirá o abastecimento para as famílias dos bairros citados, através de ligações individuais.
Para atender os bairros da região Norte, a Sanasa iniciou, também em julho de 2001, a construção da Subadutora PUCC/Santa Terezinha que deverá perfazer uma extensão total de 6.850 metros, com tubos de 300 e 500 mm . Na primeira etapa a obra beneficiará uma população de 15 mil habitantes dos bairros Parque dos Pomares, Chácara São Rafael e Condomínio Alphaville. Na fase final serão atendidos mais 35 mil moradores do Recanto dos Dourados, Shangrilá, Luciamar, Vale das Garças, Village Campinas, Estância Paraíso e Residencial Aruanã.
Os bairros Parque Jambeiro e Parque da Hípica estão recebendo a rede de esgoto, atendendo, entre os dois bairros, 12.560 moradores, perfazendo uma extensão de 32.850 metros.
Já o Jardim Itayú, a Vila Aeroporto (2ª Gleba) e o Núcleo Habitacional Parque União da Vitória tiveram suas redes de esgoto implantadas e inauguradas este ano, beneficiando 3.020 moradores, com mais de 7.500 metros de redes.