MORADORES DO JD. LILIZA GANHAM ÁREA DE LAZER

Com o apoio da Prefeitura de Campinas e da Sanasa, os moradores – e, principalmente, as crianças – do Jardim Liliza (região do terminal de ônibus do Parque Itajaí) ganharam a primeira área de lazer do bairro. Aonde era antes uma grande erosão, a Sanasa e o Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura se reuniram para transformar o terreno, de 4 mil metros quadrados, num campo de futebol de areia e numa quadra de vôlei. A área fica destinada às práticas esportivas para as crianças do bairro, que não tinham nenhuma opção de lazer perto de casa e aos meninos e meninas que participam do projeto “Segundo Tempo”.

A inauguração foi realizada no último sábado (dia 21 de outubro) pela manhã e contou com a participação do prefeito Hélio de Oliveira Santos e da primeira-dama Rosely Nassim, que também é Secretária Chefe de Gabinete, além do presidente da Sanasa, Luiz Augusto Castrillon de Aquino.
O campo de futebol de areia e a quadra de vôlei foram construídos em uma área pública, cedida aos moradores. O terreno era uma grande erosão, que foi aterrado com entulho e restos de construção e o serviço foi feito pela Administração Regional. Logo em seguida, para que esta área, até então ociosa, não se transformasse em lixão, os moradores se reuniram e a cercaram com arame farpado, protegendo o local de uma possível degradação.
Por iniciativa da Associação dos Moradores do Jardim Liliza em dar uma finalidade para a área, a Sanasa e o DPJ se uniram para revitaliza-la. A empresa de saneamento de Campinas doou o material e o DPJ construiu uma quadra de futebol de areia e uma quadra de vôlei, um playground e plantou árvores para que o local tenha uma área verde.
“A implantação dessa primeira área de lazer é de suma importância para o nosso bairro, principalmente para as crianças que agora terão aonde praticar esporte e brincar”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores do Jardim Liliza, Laércio Moreno de Lima.

Jardim Liliza
O Jardim Liliza é um bairro novo – foi criado em 1979 - e pequeno, conforme explica Laércio. “O bairro não é muito grande, mas temos aqui muitas crianças – cerca de mil meninos e meninas – que poderão aproveitar a área para práticas esportivas”, disse ele. Além dessas crianças, o campo de futebol de areia e a quadra de vôlei vão servir, especialmente, para uso dos participantes do projeto “Segundo Tempo”, que conta com 100 menores inscritos. As atividades deste programa são realizadas de segunda, quarta e sexta-feira, por um período de quatro horas.
Quando os espaços esportivos não estiverem sendo usados pela turma do projeto Segundo Tempo, eles ficam disponíveis para as outras crianças do bairro. “O campo de futebol e a quadra foram criados para o lazer das crianças, mas vários adultos já me perguntaram se eles também vão poder jogar futebol lá”, comentou Laércio.

Projeto Segundo Tempo
A proposta do projeto é promover a inclusão social de crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, por meio de práticas esportiva ministradas por estagiários de Educação Física. Em Campinas, funcionam 75 núcleos esportivos, distribuídos em 43 pontos da cidade. Alguns núcleos serão agregados às praças de esportes municipais, mas a maioria deles funciona em regiões onde há pouco ou nenhum equipamento público destinado ao lazer e ao esporte (como é o caso do Jardim Liliza, que tem moradores incluídos no projeto).
Os meninos e meninas do projeto freqüentam os espaços no período contrário ao escolar. Entre as modalidades esportivas a serem desenvolvidas estão o basquete, voleibol, handebol, futebol de campo, futebol de salão, mini tênis e lutas.



P-A - 23/10/2006



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados