O projeto “Prefeitura em Ação” estará nos próximos quatro dias na região Sudoeste de Campinas para fazer os trabalhos de manutenção nos bairros desta região. A idéia é concentrar esforços dos vários setores da Prefeitura, em forma de mutirão, para realizar serviços de limpeza de bueiros, corte de mato, remoção de entulho, tapa-buraco, capinação e corte de grama, pintura em guias, entre outros. O objetivo dessa operação desencadeada pela Prefeitura é melhorar a qualidade de vida das regiões que mais precisam do serviço público e diminuir os riscos de doenças transmitidas por bactérias e outros organismos nocivos que proliferam em ambientes com acúmulo de sujeira. Esta é a segunda região da cidade beneficiada com o “Prefeitura em Ação”. A primeira etapa foi realizada entre os dias 19 e 22 de outubro na região do Campo Grande.
O mutirão na região Sudoeste será entre os dias 9 e 12 de novembro além dos serviços de manutenção da cidade, desta vez o “Prefeitura em Ação” vai também combater os focos do mosquito da dengue, num arrastão que ocorrerá neste sábado, dia 11 de novembro.
A ação mobiliza um conjunto de órgãos municipais, como as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Infra-Estrutura, de Cultura, Esportes e Lazer, além da Sanasa, Emdec e Defesa Civil. São 100 máquinas e caminhões e mais 200 servidores mobilizados para o mutirão.
A Sanasa vai disponibilizar para esta segunda fase do “Prefeitura em Ação” 32 equipamentos – a mesma quantidade de máquinas e caminhões que foram cedidos pela empresa de saneamento de Campinas. O maquinário da Sanasa inclui: retro escavadeira, caminhão-basculante, caminhão hidrojato, caminhão esgota-fossa e pá-carregadeira. Para o arrastão contra a dengue, desenvolvido pelos técnicos da Secretaria de Saúde, a Sanasa vai ceder uma van para limpeza de caixa d’água. Este veículo é equipado com uma escada que permite que o operador suba nas caixas d’água das residências.
Além disso, a Sanasa também contribui com 32 funcionários, que são os operadores das máquinas.
Vale ressaltar que estes equipamentos não seriam utilizados pela Sanasa durante os quatro dias do mutirão do “Prefeitura em Ação”.