ETE CAPIVARI AMPLIA ÍNDICE DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM CAMPINAS

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, autorizou nesta quarta-feira, 17 de outubro, o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Capivari I. As obras envolverão a implantação de aproximadamente 20 quilômetros de emissários, coletores-tronco, interceptores, linhas de recalque, 5 estações elevatórias de esgoto e travessias. “Esta obra beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas”, disse o prefeito. “Tratamento de esgoto é vida, respeito ao meio ambiente, sustentabilidade e, principalmente, saúde”, concluiu.
A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Sanasa, realizou nos últimos anos investimentos expressivos em saneamento básico na cidade, o que fez saltar o índice de tratamento de 10% em 2004 para 65% em 2007. E este número aumentará ainda mais com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Capivari I, na região Sudoeste do município. “Com a entrada em operação da ETE Capivari I elevaremos em mais 6% o índice de esgoto tratado na cidade”, ressaltou o presidente da Sanasa, Luiz de Aquino.
Várias lideranças de bairros e moradores da região do Campo Grande estiveram presentes no evento. Maria Socorro da Silva, professora e moradora do bairro Jardim Florence I há 26 anos, elogiou a iniciativa da administração. “ Esta obra trará benefícios tanto para a população quanto para o meio ambiente”, enfatizou.
A ETE foi projetada em quatro módulos. A implantação acontecerá em etapas de obras distintas: a primeira será de imediato, com o implante de um módulo de 100 l/s, que atenderá uma população de 60 mil habitantes; a segunda em 2010, com mais um módulo de 100 l/s; na terceira mais dois módulos, a partir de 2012, quando o adensamento populacional do entorno exigir.
Os recursos são provenientes da Caixa Econômica Federal, através do Programa Saneamento para Todos do Ministério das Cidades. O valor do contrato é de R$ 46 milhões e envolve o consórcio formado pelas empresas Construtora Norberto Odebrecht e C.B.P.O Engenharia Ambiental Ltda, através da constituição de uma Sociedade de Propósito Específico. A conclusão da primeira etapa da ETE Capivari I está prevista para dezembro de 2008.
As obras do Setor Capivari I compreendem também a retificação do Córrego Íris. Além disso, serão plantadas mais de 11 mil mudas de espécies arbóreas diversas na área da ETE e nas imediações do córrego.

Bairros atendidos
Parque Valença I e II, Jardim Sul América, Jardim Novo Maracanã, Residencial Novo Mundo, Jardim Nova Esperança e Continuação, Chácaras São Judas Tadeu, Jardim Rossim, Cidade Satélite Íris, Jardim Florence, Jd. Florence I e II, Residencial Cosmos e Cosmos I.
Núcleos residenciais: Boa Esperança, Princesa do Oeste, União Popular, São Judas Tadeu, Pq das Flores, Jd Santa Clara, Florestal, Satélite Íris III, Monte Alto, Jd. Florence, Parque da Amizade, Três Estrelas, Jd. Novo Maracanã e Sul América.
Empreendimentos em implantação: Conjunto Habitacional Santo Expedito, Residencial Dona Amélia, Residencial Colina das Nascentes, Chácaras Morumbi, Jardim Cayman, Residencial Universo, Jardim Maringá e Jd. Uruguai



P-A - 17/10/2007



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados