SANASA PROMOVE ATIVIDADES PARA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura Municipal de Campinas e a Sanasa farão uma grande festa na Lagoa do Taquaral com o tema “100% Água” no sábado, dia 22 de março, das 9 às 13 horas. Serão promovidas várias atividades gratuitas para as crianças e adultos como vôo de balão, pintura no rosto, brincadeiras nas quadras, entre outras, além da distribuição de pipoca, algodão doce e copos d´água. “Vamos mobilizar a população para usar economicamente os recursos hídricos hoje disponíveis, evitando desperdícios”, disse o presidente da Sanasa, Luiz de Aquino.
Neste mesmo evento haverá a apresentação da peça infantil Os amigos do Julinho e a economia de água, e será distribuído um gibi educativo que tem como objetivo orientar as crianças sobre a importância da água.
Como a dengue é uma preocupação constante, a Sanasa levará dois bonecos vestidos iguais ao mosquito transmissor da doença para orientar sobre a necessidade de se tomar medidas preventivas para que não haja proliferação do inseto. Para tanto, será distribuído folhetos para as crianças colorirem com dicas educativas.
A entrada para o evento será pelo portão 5 da Lagoa do Taquaral (Av. Heitor Penteado, Taquaral-Campinas).


Ações da administração

A Prefeitura Municipal de Campinas e a Sanasa estão pensando a todo momento na saúde, no desenvolvimento humano e na proteção do meio ambiente do município e da região, através de ações concretas de preservação dos recursos hídricos. “Precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural”, ressaltou o presidente da Sanasa, Luiz de Aquino.
Entre as ações destacamos a entrada em operação das duas maiores estações de tratamento de esgoto do interior do Estado: ETE Piçarrão e ETE Anhumas. Com isso, foi ampliado para 65% a capacidade de tratamento de esgotos urbanos em Campinas. E a administração incrementou esforços para a viabilização de novas ETEs como Barão Geraldo, Sousas/Joaquim Egídio, Sete Quedas, Nova América, Capivari SPE, Capivari I, San Martin e Boa Vista. Com a conclusão dessas ETEs, até 2009 Campinas terá uma estrutura para tratar mais de 80%.
A Sanasa mantém também o Programa de Controle de Perdas e Sistemas. Por meio de medidas de controle e monitoramento da distribuição de água na cidade, o índice de perdas caiu de 37% para 24,5%. O índice de perdas de Campinas pode ser comparado ao Europeu e está bem inferior à média brasileira, que é de 40%. Várias medidas foram tomadas como a informatização de sistemas e processos, geoprocessamento, agilidade no conserto de rompimentos e vazamentos de redes e ligações, redução de pressão e setorização/isolamento de áreas, troca de hidrômetros, entre outras ações.
A educação ambiental também faz parte do cotidiano de trabalho de desenvolvimento sustentável da Sanasa. “O direito humano à água é indispensável para levar uma vida saudável, com dignidade humana”, concluiu Aquino. A empresa mantém vários projetos que trabalham na população a consciência ambiental e despertam nas pessoas a importância de se preservar a água e os recursos naturais.






P-A - 17/03/2008



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados