A Sanasa Campinas foi classificada pela Revista Valor 1000, de setembro de 2002, como a melhor empresa de saneamento do Brasil, empatando com a Caesb. Isso demonstra a recuperação da capacidade de investimento da empresa e a realização de grandes e importantes obras de saneamento no município.
A pontuação obtida pela Sanasa foi igual a da Caesb – Companhia de Saneamento do Distrito Federal, ou seja, 63 pontos no conjunto de critérios de avaliação de empresas que se diferenciam pelo caráter inovador e pelo rigor técnico.
A diferenciação entre a 1ª e a 2ª colocadas foi estabelecida pelo critério Receita Líquida, uma vez que a mesma para a Sanasa foi menor que o da Caesb. Isso acontece porque a empresa de Brasília atende praticamente o dobro da população de Campinas.
Para o próximo ano, a Sanasa pretende obter resultados ainda melhores. O balanço financeiro deste ano aponta um lucro líquido acumulado de R$ 18,395 milhões no período de janeiro de 2002 a outubro de 2002, obtendo uma variação de 164,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro fator importante foi a Sanasa obter a análise de crédito pela Moody’s América Latina Ltda, que significa que a empresa está favorável à busca de crédito. Desta forma, torna-se mais fácil obter financiamentos para a execução do amplo Programa de Obras de Saneamento estabelecido pelo Governo Democrático e Popular de Campinas.
Classificação
Os rankings da Revista Valor 1000 foram organizados por agrupamento das empresas em 31 setores de atividades. Para o setor água e saneamento, as empresas brasileiras foram pontuadas por oito critérios de avaliação, quais sejam: crescimento sustentável; receita líquida; rentabilidade; margem de atividade; liquidez corrente; geração de valor; cobertura de dívidas; giro de ativo (veja quadro abaixo):
Classificação final
Pontuação obtida pelas empresas nos oito critérios
1) Caesb 63
2) SANASA 63
3) Sanepar 55
4) Copasa 54
5) Sabesp 52
6) Casan 46
7) Corsan 45
8) Compesa 41
9) Cedae 36
10) Cagepa 29