A Sanasa registrou um aumento de 8% na arrecadação e, consequentemente, elevou em 20% a adimplência das famílias de baixa renda nos dez primeiros meses da implantação do benefício tarifário, que faz parte do Programa de Ação Sustentável e envolve os moradores dos núcleos residenciais urbanizados.
São mais de 160 mil pessoas beneficiadas, número expressivo para a cidade se considerarmos que 97% dos municípios do Brasil não têm essa população. “O valor do desconto concedido nas contas de água nos ajuda muito nos demais compromissos do mês”, afirmou o morador do Núcleo Residencial Shalon I, Antonio Vieira de Oliveira.
O Programa abrange no total 142 núcleos residenciais urbanizados que já são atendidos com ligações individuais de água. “Esse é um importante programa de inclusão social”, disse o diretor comercial Cláudio Quércia Soares.
A aplicação desse benefício proporcionou um valor diferenciado nas contas de água desses moradores, em função das características de moradias e de condições socioeconômicas desta população. “O saneamento básico implantado no núcleo e o benefício tarifário mudou a vida de muitos moradores”, enfatizou José Amaro da Silva que mora há 18 anos no Núcleo Residencial 3 Estrelas.
“O trabalho com os núcleos também inclui a recuperação de crédito, o tratamento isonômico e a educação ambiental”, acrescentou o coordenador do programa José Roberto Barreto.
As famílias recebem um benefício na conta de água e de esgoto de 70% para os que consomem até 40 metros cúbicos por mês. Esta categoria representa 2% do faturamento da empresa.