A Sanasa realizou nesta 4ª feira, 18 de dezembro, a abertura das propostas técnicas da Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas. Esta será a maior estação de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de Campinas.
O objeto da licitação da Concorrência Pública n.º 10/2002 visa o estudo de alternativa de processo de tratamento de esgoto, elaboração dos projetos básico e executivo e apresentação de relatório ambiental preliminar (RAP).
A Estação de Tratamento Anhumas deverá tratar 30% dos esgotos produzidos em Campinas e beneficiará cerca de 250 mil habitantes da área central da cidade, contribuindo para a despoluição da bacia do Atibaia. A vazão da estação será de 1.000 litros de esgoto por segundo.
Esta estação será construída na margem direita do Ribeirão Anhumas, em uma área de 98.800 m2 , no bairro Parque Imperador.
Novas Estações de Tratamento de Esgoto
A Sanasa publicou, no dia 17 de dezembro, mais dois editais de concorrência para projetos executivos de novas estações de tratamento de esgoto. Trata-se das Estações de Tratamento de Esgoto do Setor Barão Geraldo, na bacia do Rio Atibaia, e do Setor San Martin (ETE San Martin), na bacia do Ribeirão Quilombo.
O objeto das licitações prevê a prestação de serviços de engenharia para estudo das alternativas de processo de tratamento de esgotos, elaboração dos projetos básico e executivo e apresentação do Relatório Ambiental Preliminar (RAP) das respectivas estações de tratamento de esgoto, que contribuirão com mais 6% de esgotos tratados em Campinas.
Com a publicação destes dois editais, completa-se a meta da Administração do Governo Democrático e Popular de Campinas em tratar 70% dos esgotos até 2004.