USO CONSCIENTE DA ÁGUA POSTERGA NOVAS OBRAS DE SANEAMENTO

Pequenas mudanças de hábito garantem economia de água

Poucas cidades do mundo, com população acima de 1 milhão de habitantes, têm o privilégio de ser abastecida constantemente com água potável como Campinas. A infra-estrutura de captação, adução, tratamento e distribuição de água implantada pela Sanasa, vem sustentando o desenvolvimento sócio-econômico da cidade. Entretanto, é preciso mudar a cultura de valorizar a abundância de recursos hídricos existentes no país, uma vez que o volume de água disponível para consumo humano é de cerca de 3% de toda a água existente no mundo. Por isso, o uso consciente da água é fundamental para garantir a continuidade do abastecimento através de ações simples do dia-a-dia.
“Economizar água nas residências, eliminando o desperdício e os vazamentos nos instrumentos e aparelhos sanitários, equivale a adiar investimentos de grande porte como novas captações, estações de tratamento de água e adutoras”, disse o gerente de operação e produção da Sanasa Vladimir Pastore.
A conservação é responsabilidade de todos, seja da concessionária de saneamento, diminuindo as perdas; seja da administração pública evitando a degradação de mananciais; seja do consumidor final evitando o desperdício e o uso desnecessário.


Ações importantes para o abastecimento público

A Sanasa está pensando a todo momento na saúde, no desenvolvimento humano e na proteção do meio ambiente do município e da região, através de ações concretas de preservação dos recursos hídricos. Uma dessas ações foi a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas – a maior do interior do Estado – que, ao entrar em operação, elevou para 65% o índice de tratamento de esgoto na cidade.
A Sanasa mantém também, há mais de 10 anos, o Programa de Controle de Perdas. Por meio de medidas de controle e monitoramento da distribuição de água na cidade, o índice de perdas caiu de 37% para 23,4% neste período, o que evitou o desperdício de 100 milhões de metros cúbicos de água. O índice de perdas de Campinas pode ser comparado ao Europeu e está bem inferior à média brasileira, que é de 40%.



Ações domésticas para economia de água

• Lave os pátios e calçadas com água apenas uma vez por semana, usando vassoura e não empurrando a sujeira com a pressão do esguicho. Enquanto ensaboar o chão e varrer a sujeira, mantenha a mangueira fechada. Não deixe a sujeira varrida na calçada do vizinho ou na sarjeta. Recolha com uma pá e a coloque no lixo. Nos demais dias da semana mantenha a limpeza dos pátios, quintais e calçadas apenas com varrição.

• Não regue os jardins e gramados no período de insolação intensa, pois, a metade da água que devia servir a planta se perde por evaporação. Procure regar os jardins no início da manhã ou nos finais de tarde. Após a chuva, os jardins não precisam ser regados até três dias subsequentes.

• Junte o maior número de roupas para lavar de uma vez. Aproveite a água da lavagem da roupa para utilizá-la na limpeza do quintal e da calçada.

• No caso de usar máquina de lavar pratos, juntar louças e talheres e só ligar quando sua capacidade estiver completa;

• Ao tomar banho, feche a torneira enquanto se ensaboa;

• Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada até a hora de enxaguá-los;

• Aperte a descarga do vaso sanitário apenas por 5 segundos;

• Vaso sanitário não é cesto de lixo. Por isso, não jogue pasta de dentes, absorventes, embalagens, entre outros neste local;

• Verifique se a bóia da caixa d’água e as torneiras não estão com vazamentos;

• Procure conhecer a planta de sua casa e por onde passam os encanamentos de água embutidos. Nas áreas úmidas, onde há pintura descascando, pode ter vazamento. Consulte um encanador;

• Ao perceber vazamentos nas ruas e calçadas, ligue para o serviço de água da sua cidade, para serem reparados o mais rápido possível. A Sanasa Campinas atende 24 horas pelo telefone 0800-7721195;

• Colabore com o plantio e a proteção das matas ciliares. Elas protegem as margens dos rios evitando a erosão e contribuem para o armazenamento das águas das chuvas;

• Dê destino adequado ao lixo, entulho e bagulho. Todo material descartável jogado em qualquer lugar é uma grande ameaça para os recursos hídricos. Com as chuvas, o lixo carreado pelas enxurradas tende a tapar as bocas de lobo aumentando os riscos das enchentes, ou seguem para o leito dos rios, contribuindo para sua poluição.

• Verifique o consume mensal em metros cúbicos (m3) marcado em sua última conta d’água. Multiplique este valor por 1000 para obter o consumo em litros. Divida o consumo mensal por 30 para saber quanto sua casa gastou por dia (litros/dia). Divida o resultado pelo número de pessoas que moram na sua casa para obter quanto cada uma consumiu por dia (litros/hab/dia). Se o resultado for maior que 150 (litros/hab/dia), procure reduzir o consumo no próximo mês;

• Quanto menos água você gastar, menor será o valor da sua conta mensal. Entretanto, ao se economizar água desde já, estamos todos garantindo o abastecimento futuro da cidade, adiando ao máximo novas obras de captação e tratamento e ao mesmo tempo preservando os mananciais para as gerações futuras.







P-A - 12/09/2008



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados