Os moradores da região do bairro Chácara dos Amarais receberão neste mês de setembro um comunicado anexo às faturas da Sanasa sobre o monitoramento que a empresa realizará no sistema de esgotamento sanitário. O objetivo é eliminar os despejos clandestinos de resíduos industriais sem pré-tratamento na rede pública, o que prejudica o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto Vó Pureza.
As Etes foram projetadas para receber efluentes domésticos, bem como esgotos industriais com pré-tratamento. Porém, o que a Sanasa tem constatado com freqüência são despejos de resíduos industriais clandestinos fora dos padrões estabelecidos por Lei. Isso acaba afetando a operação da Estação de Esgoto Vó Pureza que recebe em média 85 litros de esgoto por segundo.
Com o monitoramento das redes será possível identificar a origem das irregularidades e, nos casos de despejos industriais clandestinos de fontes poluidoras sem as devidas licenças ambientais, os infratores estarão sujeitos a penalidades administrativas e de natureza civil e criminal, em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), como multa, interdição do estabelecimento e processo crime dos responsáveis.
Para mais informações e denúncias os consumidores poderão entrar em contato com a Sanasa (0800-7721195), Cetesb (0800-113560) ou Vigilância em Saúde (156).