A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A-Sanasa, inaugurou nesta segunda-feira, 8 de dezembro, uma importante obra de saneamento em comemoração ao aniversário de Campinas: a Estação de Tratamento de Esgoto Barão Geraldo. “Estamos fazendo justiça com o meio ambiente através da implantação das ETEs”, disse o Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos.
Com a entrada em operação cerca de 160 litros de esgoto por segundo deixarão de ser despejados “in natura” no córrego Anhumas, elevando em mais 5% o índice de tratamento de esgoto na cidade, passando para um total de 70%.
Mais de 30 mil pessoas do distrito de Barão Geraldo serão beneficiadas com esta ETE. “A obra é de grande importância não só para o distrito, mas para toda a cidade de Campinas e região, pois faz parte do programa de despoluição do Rio Atibaia”, disse o presidente da Sanasa Lauro Péricles Gonçalves.
Foram investidos R$ 26 milhões para a construção desta ETE que foi instalada em uma área de 40 mil metros quadrados. O tratamento do esgoto será feito com reatores anaeróbios de fluxo ascendente, manto de lodo (reatores UASB) e filtros biológicos, seguidos de decantadores secundários.
Obras de esgotamento sanitário
Para chegar com o esgoto até a estação de tratamento Barão Geraldo, a Sanasa construiu uma estação elevatória no Jardim Independência, 4.500 metros de interceptores com 800 milímetros de diâmetro, linha de recalque e prolongamento da rede coletora de esgoto. Nessas obras foram empregados R$ 6,200 milhões.
Bairros beneficiados
Os bairros atendidos por esta estação serão: Jardim do Sol, Residencial Ibirapuera, Parque Residencial Burato, Jardim Santa Genebra, Chácaras Belvedere, Jardim América, Parque Rio das Pedras, Jardim José Martins, Vila São João, Vila Santa Isabel, Jardim Independência, Recanto Yara, Jardim Aruã, Residencial Barão do Café, Cidade Universitária, UNICAMP, Vila Mokarzel, Fain José Feres, Luiz Vicentin, Vila Agostinho Pataro, Novo Barão Geraldo, Barão Geraldo, Jardim Afife, Vila Dona Ninoca, Guará, Chácara Santa Margarida e Jardim Alto da Cidade Universitária.
Novas obras de tratamento de esgoto
As duas maiores estações de tratamento do interior do Estado de São Paulo, Anhumas e Piçarrão, já estão em operação. A meta da administração é chegar ao final de 2010 com 100% de esgoto tratado com sete novas ETEs: Capivari I, Sousas/Joaquim Egidio, Boa Vista, Nova América, San Martin, Capivari II e Bosque das Palmeiras.
“Devemos inaugurar a ETE Capivari I em março do próximo ano e vamos receber do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, metade do valor da obra da ETE Capivari II para que possamos iniciá-la”, enfatizou o Prefeito de Campinas.
Com a conclusão das outras ETEs, Campinas será a primeira cidade do Brasil, com mais de 500 mil habitantes, a ter todo seu esgoto tratado.