Os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente com ênfase em Saneamento promovido pelo Ceprocamp, contam agora com laboratório de análise físico-química e microbiológica implantado pela Sanasa. O objetivo é proporcionar aos estudantes aulas práticas para atender a demanda do mercado e da própria empresa de saneamento, uma vez que muitos deles já trabalham nas estações de tratamento de água e de esgoto.
O curso forma operadores de estações de tratamento e tem duração de 18 meses. “Este é o primeiro curso técnico da região a ter laboratório de análise para aulas práticas”, disse a coordenadora e engenheira da Sanasa Gladis Matteo. A 4ª. turma, que se forma no primeiro semestre de 2009, já teve o conteúdo, o programa e a carga horária readequados. Um profissional qualificado foi contratado para orientar os alunos no formato exigido pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A Sanasa investiu na instalação e aquisição de todo o material. Os custos, somente com equipamentos do laboratório, foram de aproximadamente R$ 130 mil.