OBRAS DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO CAPIVARI II

O Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, assinou nesta quinta-feira, 30 de abril, a autorização da Ordem de Serviço para que a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A - Sanasa publique o edital de Licitação Pública para o Sistema de Esgotamento Sanitário Capivari II. As obras estão orçadas em R$ 149 milhões, através de recursos da empresa e do Programa de Aceleração do Crescimento, e contribuirão para que Campinas alcance a meta de tratar 100% do esgoto gerado no município.

As obras englobam a Estação de Produção de Água de Reuso - EPAR que será construída com o que existe de mais moderno em tecnologia no mundo. “Estamos aliando desenvolvimento com tecnologia e sustentabilidade, além de garantir mais emprego”, disse o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos.

Através do processo de membranas filtrantes, a água proveniente do tratamento terciário sairá com um grau de pureza de 99,5%, compatível com a qualidade necessária do líquido para uso industrial, podendo ser utilizada pelo Parque Industrial de Campinas e região. Este modelo de tratamento será o primeiro a ser usado no Brasil em estação de grande porte.

“As obras de saneamento garantem mais saúde, diminuem a taxa de mortalidade e ajudam a preservar o meio ambiente”, completou o prefeito.

A EPAR está projetada para receber efluentes industriais, segundo padrões de lançamentos na rede pública coletora, constantes na legislação ambiental em vigor.

Para chegar com o esgoto até a estação, a Sanasa construirá 41 quilômetros de interceptores e coletores tronco com diâmetros de até 1.200 mm, sendo 2,5 km de tubos pelo método não destrutivo. Ainda serão executados 8 km de linhas de recalque e 7 estações elevatórias de esgotos brutos. Também serão feitas travessias de rios, redes elétricas, rodovias, ferrovias e dutos de gás e combustíveis.

A obra beneficiará 250 mil moradores de 97 bairros e núcleos residenciais da região Sudoeste de Campinas e ajudará na despoluição e recuperação do Rio Capivari, onde o efluente tratado será lançado. “Campinas está bem próxima de se tornar a primeira cidade com mais de 500 mil habitantes a ter todo seu esgoto tratado”, enfatizou o presidente da Sanasa, Lauro Péricles Gonçalves.

Ainda faz parte da meta de tratar 100% dos esgotos a conclusão das Estações de Tratamento Sousas/Joaquim Egídio, San Martin, Boa Vista e Nova América.



P-A - 30/04/2009



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados