Para garantir água com qualidade e quantidade, foi feito o desassoreamento nos pontos de tomada d´água, canais de gradeamento e desarenadores garantindo o fluxo contínuo de captação e adução para as Estações de Tratamento de Água. Também foi elaborado um plano de contingência com o objetivo de proteger as instalações contra possíveis inundações através do monitoramento constante de níveis e vazões ao longo do rio e acompanhamento do volume de água liberado pelo Sistema Cantareira e os índices pluviométricos.
Foram instalados ainda seis comportas de madeira com 1,5 metro de altura nas entradas das casas de bombas; reforma e fechamento de todas as caixas de passagem de eletrodutos localizadas no pátio das casas de bombas; construção de barreira com 200 sacos de areia para bloqueio da passagem de água para o interior das casas de bombas, sala do gerador e subestação nº 01; instalação de bombas submersíveis auxiliares nos salões de bombas das casas 01 e 02 para drenagem de possíveis águas de infiltração.
Além de todas essas medidas estão sendo feitos trabalhos constantes de limpeza e remoção do grande volume de resíduos que se acumula na entrada da captação.