O objetivo dessa comitiva no Brasil foi conhecer experiências de sucesso no monitoramento e no estabelecimento de metas de redução de custos/consumo energético e controle de perdas nas empresas de água e saneamento do Brasil.
O presidente, Lauro Péricles Gonçalves e os diretores da Sanasa receberam a equipe composta por quatro membros do BIRD, sendo um especialista em indicadores e eficiência em saneamento, Alexander Danilenko, uma economista responsável por análise de dados, Elvira Morella, e dois consultores especialistas do Brasil, Pedro Paulo e Alan Poole.
Foi apresentado aos visitantes um relatório com todos os dados técnicos e os procedimentos usados pela Sanasa na redução de custos e economia de energia elétrica nas dependências da empresa.
“Estamos honrados em poder apresentar nosso trabalho ao Banco Mundial”, disse o presidente da Sanasa, Lauro Péricles Gonçalves.
O controle de perdas da Sanasa também foi destaque na apresentação, uma vez que Campinas possui um dos menores índices de perda de distribuição do país, ficando em 20,2%.
“É muito importante relatarmos essas experiências de sustentabilidade em outros países”, enfatizou o consultou Pedro Paulo. “Ao colher essas informações, estamos motivando novas ações dentro da empresa e do mercado como um todo”, completou.
A missão ficará no Brasil durante duas semanas, e visitará seis empresas de saneamento. No Estado de São Paulo foram selecionadas a Sanasa e a Sabesp. O grupo percorrerá ainda empresas de Brasília, Vitória, Tocantins e Rio de Janeiro.