Fúlvia é voluntária do instituto há dez anos, dando aulas de artes plásticas aos alunos e acompanhando-os em visitas culturais. Ela destacou a importância da educação artística no cotidiano das crianças. “É uma posição muito interessante do processamento de informação das crianças, conseguindo integrar conscientização ambiental e arte”, disse. A artista plástica falou ainda da importância da iniciação cultural que é muito importante para qualquer pessoa, principalmente, quando despertada desde a infância.
Quando fez o painel, Fúlvia não imaginava que a sua arte sobreviveria a décadas e que, hoje, serviria para inspirar as pessoas com tão positiva integração de conhecimento.
A visita foi marcada por crianças encantadas que animaram o ambiente com muitas perguntas e olhares curiosos pelo novo universo apresentado.
Instituto
O instituto Popular Humberto de Campos é uma entidade filantrópica do departamento de assistência social do centro Allan Kardec que ajuda crianças de quatro a dez anos, no período contrário à escola, com atividades extracurriculares.
A orientadora educacional Débora Aparecida Dalmédico, que já trabalha há dois anos e meio no instituto, aprovou o convite da Sanasa. “Foi uma surpresa pra gente, pois viemos com a intenção de conhecer o painel Balé das Águas da artista Fúlvia Gonçalves, mas quando a gente soube que podíamos também realizar a visita e conhecer toda a riqueza do processo de tratamento da água achamos fantástico”, ressaltou.
O mural feito em 1972 foi restaurado em 2008 e é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).