A Sanasa dá mais um grande passo em direção à preservação do meio ambiente e ao combate à poluição. Após alguns anos utilizando a coleta seletiva e enviando para reciclagem os resíduos gerados dentro do espaço corporativo, a empresa vai doar também seus equipamentos de informática que não possuem mais utilidade, para que tenham um destino final correto e sustentável.
O que antes era deixado em depósitos de equipamentos eletrônicos inutilizados ou vendido a valores simbólicos para empresas que não garantiriam o seu destino, agora será reaproveitado na mão de obra de cooperativas de reciclagem. Isso evita aumentar a poluição por resíduos eletrônicos e garante o retorno dessas matérias primas de forma correta ao meio ambiente.
Essa iniciativa vai contar com a parceria da Cooperativa de Coleta e Manuseio de Recicláveis Nossa Senhora Aparecida, juntamente com uma empresa especializada no desmanche de lixo eletrônico, que vai ceder o espaço de reciclagem para os cooperados trabalharem. O projeto tem a intenção de praticar atos gratuitos razoáveis em benefício da comunidade, para aumentar a demanda de trabalhadores na reciclagem e melhorar a renda das pessoas que ajudam no projeto.
O coordenador do Setor de Proteção Predial e Gestão de Resíduos da Sanasa, Guaracy Bitar, ressalta a importância da conscientização ambiental das empresas com esse tipo de material. “Todo resíduo de uma empresa é de responsabilidade da fonte geradora, e nós, sendo os geradores, temos que ter a certeza de seu destino correto até o final do processo”, disse.
Além da coleta e reciclagem dos resíduos como papel, plástico, metal e vidro que, há dez anos ocorre na Sanasa, outros resíduos como lâmpadas fluorescentes, pneu e o óleo dos carros de sua frota são reutilizados com procedimentos específicos e de forma sustentável.