As prefeituras de Campinas e Valinhos assinaram acordo inédito na região no último dia 31 de março, durante a 19ª Reunião Ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em Piracicaba, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e demais autoridades. O convênio prevê o repasse da R$ 4,1 milhão a Valinhos, permitindo que o município termine a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Capuava.
A construção da ETE Capuava irá melhorar as condições da água do Ribeirão Pinheiros, que deságua acima da captação de água da Sanasa no Rio Atibaia. Esta obra beneficiará 1,2 milhão de pessoas que moram em Campinas, Sumaré e Americana. A Prefeitura de Valinhos deverá devolver o dinheiro a Campinas assim que concluir a ETE.
Esta verba faz parte de um convênio de R$ 9,8 milhões acertado entre a Sanasa e a ANA - Agência Nacional de Águas, em dezembro do ano passado, para obras de tratamento de esgoto.
O presidente da Sanasa, Vicente Andreu, afirma que esta é uma operação em que todos ganham: “Ganha Valinhos pela antecipação da conclusão da tão sonhada ETE. Ganha Campinas com a melhoria da qualidade das águas do Rio Atibaia na sua captação, minimizando os gastos com os produtos químicos utilizados no tratamento. E ganha também toda a bacia do Rio Piracicaba pela contribuição de um importante trecho do Rio Atibaia.”
“O acordo revela a importância de se pensar ações administrativas de forma regionalizada”, explicou a prefeita Izalene Tiene.