SUSTENTAR 2010: EVENTO DEBATE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Campinas abriga entre 25 e 29 de agosto o Projeto Sustentar, evento internacional sobre sustentabilidade, que promete reunir 100 mil pessoas na Lagoa do Taquaral. Realizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, Universidade de Campinas (Unicamp), Sanasa Campinas, Abmaior Consultoria Ambiental, o Sustentar leva gratuitamente para a população palestras e discussões sobre o desenvolvimento sustentável. Este ano traz convidados de peso para o seu fórum internacional, como o responsável pela área de Educação e Saúde do International Finance Corporation/Banco Mundial, Alexandre Oliveira.

“A idéia principal é mobilizar a população e os segmentos produtivos e mostrar como eles podem aderir à prática sustentável. Para isso, temas como as perspectivas energéticas para os próximos 10 anos (bem como suas alternativas), o pré-sal, a educação em seu modelo sustentável, etc., estão presentes em nosso Fórum Internacional Brasil 2020 e nos outros pavilhões do evento”, conta o coordenador do Projeto Sustentar Luís Fernando Faria. A cidade tem vocação para a sustentabilidade: em março deste ano, recebeu o prêmio de Melhor Prática de Gestão Ambiental Urbana 2010, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Parque Linear do Ribeirão das Pedras. “Importantes ações ambientais são realidade e já colhemos seus frutos. O planejamento e as ferramentas de gestão ambiental estão colaborando para que Campinas continue no rumo do desenvolvimento sustentável. Nesse toar elegemos o Sustentar como um dos vetores de discussões, troca de experiências e consecução de modelos propositivos para se alcançar a plena sustentabilidade das cidades e do planeta”, diz o Secretário de Meio Ambiente de Campinas, Paulo Sérgio Oliveira.
Criado em 2008, ano a ano o Projeto Sustentar ganha mais adeptos e torna-se vitrine para trabalhos que envolvam o tema sustentabilidade. Para o Prefeito de Campinas Dr. Hélio de Oliveira Santos, abraçar eventos como esse é de suma importância para a cidade. “Campinas apresenta um desenvolvimento econômico e social pujante, cujos resultados se exemplificam pela excelência de seus pólos tecnológicos e acadêmicos, pelos constantes investimentos em infraestrutura, pelo saneamento de primeiro mundo, pela presença e expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, pela implementação do Trem de Alta Velocidade (TAV), requalificação do centro, entre outros. O desenvolvimento econômico e a proteção ambiental são interligados pela sustentabilidade, objetivando a redução das disparidades sociais, melhor atendimento a maioria da população e, principalmente dos que mais precisam”, diz. “Nessa linha, a otimização econômica campineira favorece o meio ambiente em todas as suas formas, bem como busca a melhoria da qualidade de vida da população. Campinas tem vocação cosmopolita e respeita o meio ambiente e assim é que a sustentabilidade imanta todos os planos, programas e ações do Governo Municipal. É visando agregar esforços, trocar experiências para o fomento das atividades políticas, econômicas, sociais e a proteção ambiental que trazemos o Fórum Internacional Brasil 2020, com a contribuição de renomados especialistas, executivos, lideranças e demais autoridades em níveis nacionais e internacionais”, complementa o Prefeito.
Pavilhões incluem Casa Ecológica, Mercado da Terra e Geração Sustentar
Dividido em cinco áreas distintas, o Sustentar terá programações e exibições específicas. O Fórum Internacional Brasil 2020 trará quatro dias de debates e palestras sobre temas acerca de sustentabilidade, apresentados por Embrapa Pantanal, CPFL Energia, Agência Nacional de Águas, Sanasa, Prefeitura Municipal de Campinas, Colsol, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Fundação Mata de Santa Genebra e as universidades Unicamp, PUC-Campinas, Anhanguera Educacional, Polis Educacional e Universidade São Francisco. Para participar das palestras, basta se inscrever no local – as inscrições são gratuitas (veja a programação completa em anexo). Já o pavilhão Casa Eco é voltado para a construção sustentável e traz para a população uma casa-modelo de 70 metros quadrados 100% ecológica e sustentável, na qual foram utilizadas novas tecnologias e novos produtos na área da construção civil, arquitetura e urbanismo. O espaço abrigará serviços, produtos e projetos direcionados a construções sustentáveis.
No Pavilhão Geração Sustentar, crianças e adolescentes poderão participar do Congresso Infanto-Juvenil Escola da Sustentabilidade, que tem como objetivo debater e conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a qualidade de vida de gerações futuras. Haverão dinâmicas temáticas, teatro, arte, música, brincadeiras e jogos em movimento, sempre com a temática da sustentabilidade. Além disso, alunos e professores da rede pública e privada de Campinas poderão apresentar trabalhos sobre sustentabilidade. São maquetes, redações, pinturas e até músicas compostas por alunos, que poderão ser exibidos e concorrer a prêmios. Também concorrem à premiação, trabalhos pedagógicos dos professores que contemplam a inserção do tema sustentabilidade e a educação ambiental na escola. “O Geração Sustentar foi criado para que a consciência ambiental seja transmitida às novas gerações com eficiência. Pretendemos atingir 20 mil crianças da rede pública e privada durante o evento”, diz o coordenador do Projeto Sustentar. O Geração Sustentar é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o SESC Campinas.
No Mercado da Terra, outro pavilhão do evento, palestras sobre o conceito Slow Food, um laboratório do Gosto e cursos sobre Eco-gastronomia, estarão disponíveis aos visitantes. Já no Pavilhão Campinas estarão concentradas todas as atividades, programas socioambientais e trabalhos realizados por diversos setores da Prefeitura e da cidade, como as ONGs. “A intenção é fazer com que os visitantes compreendam como a cidade funciona, sua complexidade, suas necessidades, qualidades e limites. Dessa forma, ele consegue descobrir que é protagonista de seu território e o que pode fazer para contribuir para a sustentabilidade do local onde mora e procurar soluções práticas e saudáveis em sua vida”, explica o coordenador do Projeto, Luis Fernando Faria.
Por fim, haverá um Centro Cultural Povos da Floresta, onde integrantes de uma tribo Tupi Guarani falarão sobre como viver com as diferenças, além de mostrar sua cultura e seu artesanato.
Mais informações D&D Assessoria de Comunicação
(19) 3201 5340
Danielle Carvalho : (19) 9107.2217/ Nextel ID: 139*2705 / dani@dedcom.com.br
Beatriz Gonçalves: Nextel ID: 139*285 / beatriz@dedcom.com.br

Programação do evento:

Abertura Festiva do evento dia 25/08 às 10h00


Dia 25/08

20h00 - Sala 1

Tema: Fontes Inesgotáveis de Energia
Coordenador: Colsol Aquecedores
Abertura da Mesa: 17h30 às 17h40
Exposição do Tema: 17h40 às 18h25 – Prof. Dr. José Antônio Dermengi Rios / UNICAMP
Debatedor 1: 18h25 às 18h40 – Prof. Dra. Glacyr Fricke / São Francisco
Debatedor 2: 18h40 às 18h55 – Prof. Dr. Julio Cesar Peneiro / PUC
Debate Mediado: 18h55 às 19h20 - Dr. Antonio Ribeiro Neto – Presidente da Venturus
Encerramento da Palestra: 19h20 às 19h30


20h00 - Sala 2
Tema: Tecnologia Ambiental
Coordenador: Grupo Polis Educacional
Abertura da Mesa: 20h00 às 20h10
Exposição do Tema: 20h10 às 20h55 - Sr. Fábio Souza Ferreira ( Gerente regional dos produtos – unidades eletrônicas de controle para a América Latina )/Bosh Brasil
Debatedor 1: 20h55 às 21h10 - Dr. João Arthur Catto – Instituto de Pesquisa Eldorado
Debatedor 2: 21h10 às 21h25
Debate Mediado: 21h25 às 21h50 – Prof. Dr. Luiz Irias ( Coordenador de graduação de Engenharia Ambiental – Prof. da faculdade de Jaguariúna e da FGV, pesquisador na área de agronomia).
Encerramento da Palestra: 21h50 às 22h00


Programação do evento:
26/08/2010

10h00 – Abertura Oficial com a presença de autoridades, realizadores e patrocinadores
10h10 – Discurso das autoridades
10h30 – Discurso do Excelentíssimo Senhor Prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos
10h45 – Apresentação da Equipe Soluar Paraquedismo
11h00 – Palestra Inaugural do evento com a participação do Excelentíssimo Senhor Doutor Carlos Carreiras – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais - Portugal
11h50 – Apresentação do Fórum Brasil 2020 pelos coordenadores do Fórum – Professor Antonio Carbonari – Presidente da Anhanguera Educacional e Professor Mohamed Habib – Pró Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp
12h20 - Visitação aos Pavilhões (Campinas, Mercado Terra, Casa Eco, Geração Sustentar) pelas autoridades


Dia 26/08
17h30 - Sala 1
Tema: Tecnologia de Tratamento de Água e Esgoto
Coordenador: Sanasa Campinas
Abertura da Mesa: 17h30 às 17h40
Exposição do Tema: 17h40 às 18h25 – Renato Rosseto / SANASA Campinas
Debatedor 1: 18h25 às 18h40 - Prof. Dr. Ivanildo Hespanhol / CIRRA USP
Debatedor 2: 18h40 às 18h55 – Eng° Douglas Domingues dos Santos / GE
Debate Mediado: 18h55 às 19h20
Encerramento da Palestra: 19h20 às 19h30

17h30 - Sala 2
Tema: Balanços Econômicos e Socioambientais favoráveis na integração Suíno Cultura, Lavoura, Pecuária e Floresta
Coordenador: Embrapa Pantanal
Abertura da Mesa: 17h30 às 17h40
Exposição do Tema: 17h40 às 18h25 – Dr. Ivan Bergier (Embrapa Pantanal/Laboratório de Biogeociências)
Debatedor 1: 18h25 às 18h40 - Prof. Enrique Ortega (Unicamp/Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada)
Debatedor 2: 18h40 às 18h55- Prof. Reynaldo Luiz Victoria (CENA-USP/Laboratório de Ecologia Isotópica e Geoprocessamento)
Debate Mediado: 18h55 às 19h20 - Engenheiro Agrônomo Adilson Reinaldo Kososki (Coordenador Geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Encerramento da Palestra: 19h20 às 19h30


20h00 - Sala 1
Tema: Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Campinas
Coordenador: Unicamp – Professor Mohamed Habib
Abertura da Mesa: 20h00 às 20h10
Exposição do Tema: 20h10 às 20h55 – Dr. José Machado ( Secretário Geral do Ministério do Meio Ambiente)
Debatedor 1: 20h55 às 21h10 – Profª. Emilia
Debatedor 2: 21h10 às 21h25 – Dr. Lauro Periclés Gonçalves
Debate Mediado: 21h25 às 21h50 – Prof. Mohamed Habib
Encerramento da Palestra: 21h50 às 22h00



20h00 - Sala 2
Tema: Cidade Sustentável – Desenvolvimento Urbano
Coordenador: Universidade São Francisco - Professor Luiz Carlos Freitas Junior
Abertura da Mesa: 20h00 às 20h10
Exposição do Tema: 20h10 às 20h55 - Profª Dr. Rosana Soares Bertocco Parisi / PUC - MG
Debatedor 1: 20h55 às 21h10 – Prof. Dra. Camila D’Ottaviano / USP
Debatedor 2: 21h10 às 21h25 – Arq. Mônica Manso Moreno
Debate Mediado: 21h25 às 21h50
Encerramento da Palestra: 21h50 às 22h00

Dia 27/08
17h30 - Sala 2
Tema: Políticas Publicas e Concessão de Outorgas
Coordenador: ANA -Dr. Vicente Andreu Guillo
Abertura da Mesa: 17h30 às 17h40
Exposição do Tema: 17h40 às 18h25 Dr. Vicente Guillo
Debatedor 1: 18h25 às 18h40 – Representante da Secretaria do Estado de Saneamento e Energia
Debatedor 2: 18h40 às 18h55- Representante do Comitê Pcj
Debate Mediado: 18h55 às 19h20 – Representante da Sabesp
Encerramento da Palestra: 19h20 às 19h30


20h00 - Sala 1

Tema: Educação para a Sustentabilidade
Coordenador: Anhanguera Educacional - Professora Adriana Camargo
Abertura da Mesa: 20h00 às 20h10
Exposição do Tema: 20h10 às 20h55 – Alexandre Oliveira – IFC / Banco Mundial
Debatedor 1: 20h55 às 21h10 – Prof. Antônio Carbonari / Presidente da Anhanguera Educacional
Debatedor 2: 21h10 às 21h25 – Prof. Marcos Sorrentino
Debate Mediado: 21h25 às 21h50 – Sr. José Jorge Tannus Jr.
Encerramento da Palestra: 21h50 às 22h00


20h00 - Sala 2
Tema: Perspectivas Energéticas para o Estado de São Paulo nos próximos 10 anos
Coordenador: CPFL
Abertura da Mesa: 20h00 às 20h10
Exposição do Tema: 20h10 às 20h55
Debatedor 1: 20h55 às 21h10
Debatedor 2: 21h10 às 21h25
Debate Mediado: 21h25 às 21h50
Encerramento da Palestra: 21h50 às 22h00









Dia 28/08
10h00 - Sala 1
Tema:Tecnologia da Informação e Sustentabilidade: Materiais, Resíduos e Energia.
Coordenador: CTI
Abertura da Mesa: 10h00 às 10h10
Exposição do Tema: 10h10 às 10h55 – Sr. Marcos Batista Cotovia Pimentel / Homero Mauricio Schneider
Debatedor 1: 10h55 às 11h10 - Prof. Dr. Wilson Jardim / UNICAMP
Debatedor 2: 11h10 às 11h25 – Dr. Cláudio Junqueira - Fundação Estadual do Meio Ambiente MG
Debate Mediado: 11h25 às 11h50 – Prof. Dr. Jacobus W. Swart/ CTI
Encerramento da Palestra: 11h50 às 12h00


10h00 – Sala 2

Tema : Pré Sal e Suas Consequências Econômicas e Sociais
Coordenador: Fernando Siqueira – Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás
Exposição do tema: Fernando Siqueira
Debatedor 1 – Netinho de Paula
Debatedor 2 -
Debatedor 3
Debatedor 4
Debate Mediado:
Encerramento do Painel:


14h00 - Sala 2

Tema: Unidade de Conservação no Contexto Urbano
Coordenador: Mata Santa Genebra - Carolina
Abertura da Mesa: 14h00 às 14h10
Exposição do Tema: 14h10 às 14h55– Sr. Francisco Graziano Neto / Ex- secretário Estadual do Meio Ambiente e Ex- presidente do CONSEMA
Debatedor 1: 14h55 às 15h10 – Dr. Paulo Nogueira Neto / Presidente do Instituto Florestal
Debatedor 2: 15h10 às 15h25 – Dr. Fernando Roberto Martins / Instituto de Biologia da UNICAMP
Debate Mediado: 15h25 às 15h50 – Prof. José Aires de Moraes / Presidente da Fundação Jose Pedro de Oliveira
Encerramento da Palestra: 15h50 às 16h00

14h00 - Sala 1
Tema: Construções Sustentáveis – Perspectivas e Desafios
Coordenador: PUC - Campinas
Abertura da Mesa: 14h00 às 14h10
Exposição do Tema: 14h10 às 14h55 – Prof. Dra. Ana Elisabete Paganelli de Avalia Jacintho
Debatedor 1: 14h55 às 15h10 - Prof. Dr. Antonio Carlos Demamboro
Debatedor 2: 15h10 às 15h25 – Prof. Dra. Laura Machado de Mello Bueno
Debate Mediado: 15h25 às 15h50 – Dr. Alexandre de Assis Mota
Encerramento da Palestra: 15h50 às 16h00



P-A - 24/08/2010



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados