SANASA: 36 ANOS INVESTINDO EM SANEAMENTO BÁSICO

Ampliar

A Sanasa completa 36 anos de existência no dia 28 de agosto. Empresa de economia mista, cujo acionista majoritário é a Prefeitura de Campinas, tem sua história consolidada neste período como a mais importante empresa municipal de saneamento do país, pelos resultados que atingiu e pela tecnologia que desenvolveu nos vários serviços prestados.

Ampliar

O pioneirismo é marca registrada da empresa. Sempre atenta ao que há de mais moderno e eficaz no mercado de saneamento, a Sanasa traz para Campinas e, até mesmo para a América Latina, novos conhecimentos como é o caso do uso de membranas filtrantes em estações de produção de água de reúso e única empresa a adquirir equipamento próprio para troca de rede pelo método não destrutivo.

Poucas cidades do mundo, com população acima de 1 milhão de habitantes, têm o privilégio de ser abastecida constantemente com água potável como Campinas. A infraestrutura de captação, adução, tratamento e distribuição de água implantada pela Sanasa vem sustentando o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Com a aquisição de equipamentos e a capacitação dos profissionais, a empresa tem capacidade de analisar 99% dos parâmetros exigidos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde, o que garante o rigoroso controle de qualidade.

O índice de perdas de distribuição é um dos menores do país em 20,2% contribuindo para evitar o racionamento no abastecimento e postergar novas obras de captação e de tratamento de água.

Como maior cidade das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e da Região Metropolitana, Campinas dá o exemplo em ações intermunicipais que contribuirão para a despoluição dos rios. Em apenas quatro anos, entre 2005 e 2009, a Sanasa deu um salto em tratamento de esgoto, atingindo a marca de 80%. E sua meta é chegar ao final de 2012 com 100% de esgoto tratado.

Certificada pela ISO 9001, o Sistema de Gestão da Qualidade foi implantado para a padronização de atividades, melhoria contínua e aumento da satisfação dos clientes que são os consumidores e os setores da empresa.

Sempre atenta à questão social e ao meio ambiente, os programas “Minha Escola na Sanasa” e “Sanasa na Comunidade” levam informações sobre preservação dos recursos hídricos e o trabalho desenvolvido pela empresa à sociedade. O Programa Minha Escola na Sanasa atende cerca de 50 mil estudantes por ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Campinas, com visitas às estações de tratamento de água e apresentações de peças teatrais.

O envolvimento e comprometimento do corpo funcional da Sanasa em bem servir a comunidade, são os principais responsáveis pelas conquistas alcançadas em poucos anos, quer seja no atendimento aos consumidores, na execução de obras de reparos, no planejamento, na gestão e em todos ou outros setores que fazem a vida da empresa.

Todas as políticas de investimentos mostram que Campinas está no rumo certo e caminha para a universalização do saneamento básico. O esforço que o Governo Municipal e a Sanasa estão fazendo para avançar de modo substancial os indicadores de tratamento de esgoto em Campinas, mas também para consolidar a cobertura integral do fornecimento de água, não representa mais do que a confirmação do compromisso que o poder público deve ter com o mais básico dos direitos de cidadania, que é o direito a uma vida de qualidade.

Estações elevam índice de tratamento

Mais de R$ 400 milhões foram investidos pela Sanasa nos últimos cinco anos, principalmente na construção de estações de tratamento de esgoto para a despoluição de três bacias urbanas: Atibaia, Quilombo e Capivari.

Duas das maiores estações de tratamento de esgoto do interior de São Paulo, ETEs Anhumas e Piçarrão, estão em operação na cidade, assim como outras 16 estações que fizeram com que Campinas chegasse ao patamar de 80% de tratamento.

E para alcançar a meta de tratar 100% dos esgotos serão concluídas mais quatro estações até o final de 2012. As obras englobam a Estação de Produção de Água de Reúso - EPAR Capivari II, que utilizará o que existe de mais moderno em tecnologia no mundo para tratamento. Através do processo de membranas filtrantes, a água proveniente do tratamento terciário sairá com um grau de pureza de 99,5%, compatível com a qualidade necessária do líquido para uso industrial, podendo ser utilizada pelo Parque Industrial de Campinas e região. Este modelo de tratamento será o primeiro a ser usado no Brasil em estações de grande porte.

A EPAR está projetada para receber efluentes industriais, segundo padrões de lançamentos na rede pública coletora, constantes na legislação ambiental em vigor.


Sanasa em números:

Extensão da rede de água: 3.726,09 km

Extensão da rede de esgoto: 3.409,74 km

População atendida com rede de água: 98%

População atendida com coletada de esgoto: 88%

Porcentagem de esgoto tratado: 80%





P-A - 26/08/2010



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados