Investimento em tratamento de esgoto é prioridade
A edição de número 151 da Revista Saneamento Ambiental aborda, em uma matéria especial, a atuação da empresa, as obras e os investimentos, principalmente, no tratamento de esgoto.
A meta da Sanasa é tratar 100% dos esgotos até 2011 e será a primeira cidade do país com mais de um milhão de habitantes a alcançar esse patamar. Para tanto, foram investidos no período de 2006 a 2010 cerca de R$ 450 milhões, principalmente, em sistemas de esgotamento sanitário e estações de tratamento de esgoto.
Sempre na busca do que há de mais moderno em tecnologia, Campinas será pioneira ao utilizar membranas filtrantes numa unidade de grande porte que será a Estação de Produção de Água de Reuso Capivari II, que em operação possibilitará o reaproveitamento do líquido proveniente do tratamento no parque industrial da cidade, uma vez que com esse sistema o efluente terciário sairá com um grau de pureza de 99,5%.
Controle de perdas é referência
Através do Programa de Controle de Perdas, a Sanasa ostenta um dos menores índices do país atingindo um valor menor do que 20%. Esse trabalho faz com que a Sanasa retire menos água dos mananciais, além de contribuir com a preservação dos recursos hídricos.
Para chegar nesse índice diversas ações foram tomadas, entre elas a troca de hidrômetros e de redes antigas. Para a substituição das redes a opção é a troca pelo método não destrutivo, o que diminui o número de valas abertas para realizar o serviço, diminuindo os transtornos à população. A Sanasa é a primeira empresa de saneamento do país a adquirir esse equipamento.