SANASA CONQUISTA O OSCAR DO SANEAMENTO

Ampliar

A Sanasa ganhou o troféu Quíron ESG Ouro Nível II da categoria AMEGSA (As Melhores Empresas em Gestão no Saneamento Ambiental) em cerimônia realizada durante o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) 2024, o Oscar do Saneamento, ontem, 4, no evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). “É uma satisfação e uma honra para a Sanasa participar pela quarta vez consecutiva do PNQS e, dessa vez, conquistar o principal prêmio do saneamento. Quando olhamos para trás, vemos o quanto evoluímos e melhoramos. E melhorar em saneamento tem muita importância para todos, porque trabalhamos para as pessoas”, disse o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, na ocasião.

Principal categoria do PNQS, o AMEGSA permite o diagnóstico objetivo e a medição da maturidade da gestão de uma organização. Para definir os vencedores, a comissão do prêmio avalia relatórios de gestão das empresas e enfatiza as suas práticas e resultados. Posteriormente, as operações das companhias recebem examinadores para analisar se as informações são condizentes com os relatórios.

Ampliar

A Sanasa participou do PNQS pela primeira vez em 2021 e, três anos depois, alcançou o nível II. “Esse salto é resultado do engajamento das lideranças, dos potenciais líderes e das equipes que entenderam o desafio. Hoje, a Sanasa é, no cenário nacional, uma das melhores empresas em modelo de gestão, tanto que somos procurados por outras companhias de saneamento estaduais, municipais e privadas para compartilhar conhecimento”, explica o gerente de Gestão da Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa, Alessandro Tetzner.

Ainda foram inscritos seis cases que foram apresentados durante o evento, um deles foi à final e recebeu outra premiação, a de eficiência operacional, com o trabalho “Pesquisa de vazamentos não visíveis para a redução de perdas”, da engenheira da Sanasa, Sabrina Rodrigues Coelho. Este trabalho mostra as ações desenvolvidas pela Sanasa no período de 2021 a 2024 que culminaram em um índice de perdas de apenas 16,3% na distribuição de água, considerado o menor entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. A média nacional é de 37,7%. “É evidente que a Sanasa é a referência nacional em redução de perdas e entendo que isso foi levado em consideração pelos avaliadores”, afirma.



P-A - 06/12/2024



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados