DIA MUNDIAL DA ÁGUA: GOVERNADOR TARCÍSIO VISITA OBRAS DE BARRAGENS EM PEDREIRA

Ampliar

Em visita a Campinas nessa sexta-feira, 21 de março, o governador Tarcísio de Freitas encerrou a agenda em Pedreira, para vistoriar as obras de uma das duas represas na região: as barragens de Pedreira e Duas Pontes. A visita coincide com a celebração do Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado, 22 de março.

Ampliar

O governador ressaltou a importância do projeto para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Campinas (RMC). “Estamos cuidando de um problema sério, que é a escassez de água. A população cresce, a demanda aumenta e as chuvas estão mal distribuídas. Por isso, era fundamental construir uma estrutura de reservatórios como esta”, afirmou.

Ampliar

O prefeito Dário Saadi destacou que Campinas já tem um projeto para captar água do reservatório em construção. “Será nosso segundo ponto de captação, aumentando a segurança hídrica da cidade”, disse.

Ampliar

Já o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, enfatizou a importância da obra para a garantia do abastecimento regular e de qualidade para a população campineira. “A preocupação da administração Dário Saadi, desde o primeiro dia, foi manter o abastecimento sempre no horizonte da segurança hídrica. E é isso que a Sanasa tem trabalhado nos últimos quatro anos”, completou Manuelito.

Ampliar

As barragens visam garantir mais água para 5,5 milhões de moradores. No total, 28 cidades serão beneficiadas com o aumento da oferta de água para a população e para a atividade econômica, estimulando a geração de empregos e renda. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 2026.

Ampliar

Durante a visita, Tarcísio destacou também o Programa UniversalizaSP, que tem o objetivo de promover ações para que o Estado de São Paulo cumpra as metas de universalização estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento – 99% da população atendida com água potável e 90% da população com coleta e tratamento de esgoto, até 2033.

Universalização do saneamento em Campinas

Campinas se destaca na RMC por ter universalizado os serviços de saneamento dez anos antes do prazo estabelecido pelo Novo Marco do Saneamento, que exige 99% de cobertura de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2033.

Entre 2021 e 2024, a Sanasa investiu R$ 1 bilhão para aprimorar o abastecimento, alcançando 99,95% de fornecimento de água tratada, 97,10% de coleta de esgoto e 94% de tratamento. Durante a gestão do prefeito Dário Saadi, foram construídos 20 novos reservatórios, elevando a capacidade de armazenamento para 196 milhões de litros, garantindo abastecimento por 20 horas em situações de interrupção na captação de água do Rio Atibaia, seja por falta de energia elétrica, seja por desastre ambiental.

A substituição de 473 km de tubulações antigas aumentou a eficiência do sistema, reduzindo perdas e preservando a bacia hidrográfica da região. Desde 1994, o Programa de Redução de Perdas da Sanasa já deixou de retirar 669 bilhões de litros de água dos rios.

O Plano Campinas 2030 também prevê a ampliação das estações de tratamento de esgoto (ETEs) e a conversão de uma delas em produtora de água de reúso, permitindo que 50% do esgoto seja tratado em nível terciário. Isso resultará em uma água com 99% de pureza que poderá ser utilizada para combate a incêndios, limpeza de ruas e irrigação de jardins públicos, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade dos rios da região.



P-A - 24/03/2025



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados