SANASA TRANSPORTA RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE REUSO PARA PICO DAS CABRAS

Ampliar

Com o objetivo de reforçar o combate a incêndios na região, equipes da Sanasa se mobilizaram ontem, 9 de abril, para transportar um reservatório de água com capacidade de 100 mil litros até o Pico das Cabras, em Campinas. A operação, que contou com o apoio da Emdec e da Defesa Civil, começou às 7h e prosseguiu ao longo do dia.

A carreta com o reservatório partiu às 9h30, atravessou a cidade e percorreu a Rodovia Dom Pedro, passando pelo trevo de Valinhos. Depois, seguiu em direção a Joaquim Egídio e chegou ao destino por volta das 15h.

O carregamento do reservatório foi feito com um guindaste e caminhão Munck. No trajeto, houve apoio também de uma equipe especializada em transporte de cargas especiais e liberação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Israel de Morais, coordenador de Manutenção Mecânica da Sanasa, explicou que algumas adaptações foram necessárias. “As bases de fixação e as conexões dos tubos de entrada e saída de água foram removidas para reduzir as dimensões da carga e permitir um transporte mais seguro”, pontuou.

Confeccionado em fibra de vidro, o reservatório mede 7,3 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e altura e pesa 4,5 toneladas. O equipamento será instalado próximo ao portão do Observatório Municipal Jean Nicolini, ponto considerado estratégico para o abastecimento dos caminhões do Corpo de Bombeiros em situações de incêndio.

Segundo o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior, a empresa tem condições de apoiar atividades como essa. “No ano passado, contribuímos no combate aos incêndios da região. Agora, estamos ampliando essa ação, que visa aumentar a resiliência da cidade e sua adaptação às mudanças climáticas, levando um reservatório de 100 mil litros de água de reuso exclusivamente para combater incêndios. Com isso, estamos atendendo a um pedido da Defesa Civil do município e também do Corpo de Bombeiros”, destacou.

Nesta quinta-feira, 10 de abril, uma equipe da Sanasa está no local para reinstalar as conexões que foram removidas para o transporte do reservatório. A Sanasa aguarda as informações técnicas do Corpo de Bombeiros para posicionar adequadamente a parte hidráulica. Assim que todas estas definições foram finalizadas, a instalação definitiva será efetuada. Caminhões-pipa levarão água de reuso produzida na Estação Produtora de Água de Reuso Capivari (EPAR) para abastecer o reservatório.

Em setembro do ano passado, a Sanasa participou da força-tarefa para combater o incêndio no Pico das Cabras. A empresa de saneamento doou 1.400 copos d’água às equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil que atuaram no combate ao fogo. Além disso, disponibilizou 160 mil litros de água. Deste total, 100 mil litros foram retirados de hidrante, 15 mil litros do caminhão de água de reuso fornecida pela Sanasa e outros 45 mil litros foram transportados do poço da Fazenda Bonfim por um caminhão-pipa. Segundo levantamento feito pela Defesa Civil, estima-se que, em Campinas, 120 hectares tenham sido atingidos pelas queimadas, uma área equivalente a 120 campos de futebol.



P-A - 11/04/2025



Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A
Av. da Saudade nº500 - Ponte Preta - Campinas - São Paulo - CEP: 13.041-903 - Telefone: 0800.7721195
CNPJ: 46.119.855/0001-37 Inscrição Estadual: 244.371.725.111
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados