O Uso Racional da Água é preconizado por políticas ambientais e compromissos internacionais que envolvem o cuidado com a água.
A SANASA aprimora a concepção do termo racional (uso da razão) para o uso consciente (ser responsável), fomentando atitudes que contenham a criticidade necessária aos cuidados que envolvem tanto a garantia de que a água potável fornecida permaneça com a mesma qualidade dentro dos imóveis, como questões de armazenamento, captação, reúso, entre outras práticas amplamente difundidas para a economia de água.
No entendimento de seu compromisso social, a SANASA amplia o diálogo com a comunidade municipal em ações que possibilitam compartilhar conhecimentos técnicos e saberes populares, objetivando o protagonismo individual e coletivo na eficiência da gestão hídrica.
Um fator relevante é o fato de o consumo consciente da água não se limitar a práticas de redução que, por sua vez, quando não orientadas corretamente, podem impactar nas questões de saúde pública.
Outro aspecto é o da produção e do lançamento do esgoto, que são fatores que influenciam a disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade.
O Uso Racional da Água sempre foi abordado pela empresa. Em 2012 foi feito um aprofundamento temático interdisciplinar, a partir do alinhamento de ações da engenharia e educação ambiental, envolvendo representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar para a implantação do Projeto Uso Racional da Água em Escolas Públicas - REÁGUA.
O Projeto contou com recursos financeiros provenientes do Banco Mundial e do governo estadual, para a redução de consumo de água m 200 unidades escolares, que apresentavam elevados índices na proporção de litros por aluno por dia.
A intervenção da engenharia foi concluída em 2016, e o Programa de Educação Ambiental Sanitária continuou como garantia da sustentabilidade das ações implantadas no projeto.
No âmbito da comunidade escolar, o programa contou com a exposição itinerante de duas unidades móveis, sendo um de uso consciente da água e outro de lançamento consciente do esgoto.
As unidades escolares abrangem todo o território municipal. Ao longo do período, as orientações técnicas e a sensibilização aconteceram por meio dos laboratórios móveis. As outras ações realizadas no projeto REÁGUA ganharam notoriedade, passando a ser requisitadas por outras escolas e outros segmentos no município.
Frente a esta demanda, em 2017, a SANASA lançou o Programa CASA – Ciclo da Água no Saneamento.
CASA é um programa para o engajamento da comunidade local, que visa ao protagonismo individual e coletivo para o bom funcionamento do sistema de abastecimento e saneamento, em contribuição à disponibilidade hídrica e às questões afetas à saúde pública.